Suspeita de mandar matar vereadora de Formigueiro é presa; parlamentar teria envolvimento com facção, diz polícia
10/07/2025
(Foto: Reprodução) Elisane Rodrigues dos Santos foi encontrada morta em junho, em Formigueiro. Suspeita não teve a identidade divulgada. Vereadora Elisane Rodrigues dos Santos (PT), de Formigueiro (RS).
Câmara Municipal de Formigueiro/Divulgação
A mulher suspeita de ser mandante da morte da vereadora Elisane Rodrigues dos Santos (PT) foi presa nesta quinta-feira (10), em Gravataí, Região Metropolitana de Porto Alegre.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A parlamentar foi encontrada morta com múltiplos golpes de faca em junho, em Formigueiro, na Região Central do Rio Grande do Sul.
A suspeita, de 26 anos, não teve a identidade divulgada. Segundo a polícia, ela possui antecedentes por tráfico de drogas, ameaça e associação para o tráfico. A mulher foi encaminhada ao Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (NUGESP).
Suspeita de mandar matar vereadora de Formigueiro é presa
Divulgação/ Polícia Civil
De acordo com investigação da Polícia Civil, Elisane atuaria como "tesoureira" em uma facção criminosa envolvida com o tráfico de drogas. Ainda segundo a polícia, uma dívida seria o motivo do crime.
Segundo o delegado responsável, Sandro Meinerz, o inquérito afastou qualquer motivação política.
"Nós estamos hoje dando uma resposta para afastar qualquer sombra de dúvida que tenha em relação a outras motivações, não é político, não é por ela ser mulher", afirmou o delegado regional Sandro Meinerz.
Ainda em junho, um homem foi preso após confessar o crime e relatar que teria descartado a faca usada para matar a vereadora em um açude, na localidade de Rincão dos Machados, interior do município.
LEIA TAMBÉM:
Jovem é preso suspeito de assassinar vereadora a facadas no RS
De acordo com a investigação, o jovem seria conhecido da vereadora e teria a atraído até o local do crime sob o pretexto de vender carne. Depois, teria a atacado com, pelo menos, 10 facadas.
Quem era Elisane
Elisane, de 49 anos, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), era técnica de enfermagem e a única mulher entre os nove vereadores da cidade. Sua morte da mulher causou comoção entre lideranças políticas.
Vereadora é encontrada morta a facadas em Formigueiro, região central do RS
VÍDEOS: Tudo sobre o RS