Bombeiros seguem combate a incêndio em silo no RS; parte da estrutura desabou
13/07/2025
(Foto: Reprodução) Local fica às margens da BR-116, a cinco quilômetros do centro de Arroio Grande. De acordo com as autoridades, uma parte do teto da estrutura desabou. No entanto, apesar da gravidade, não há registro de feridos. Cerca de 48h depois, bombeiros ainda combatem incêndio em silo no RS
Cerca de 48 horas depois do início do foco, os bombeiros seguem tentando controlar incêndio de grandes proporções que atinge um dos silos de uma empresa de grãos localizada às margens da BR-116, a cinco quilômetros de Arroio Grande. De acordo com as autoridades, uma parte do teto da estrutura desabou. No entanto, apesar da gravidade, não há registro de feridos.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Os bombeiros receberam o chamado na noite da sexta-feira (11). O trabalho segue com funcionários da empresa retirando a soja de dentro do silo, que seria a principal forma de apagar totalmente o incêndio. O processo pode durar até a segunda-feira (14), segundo os bombeiros.
O g1 tentou contato com a Cotribá, empresa responsável, que respondeu em nota que "face aos procedimentos prévios de segurança, não há qualquer incidente com colaboradores, prestadores de serviços ou servidores que atuaram durante o combate aos incêndios. O evento está sob investigação, com equipe técnica da Cooperativa no local, desde o início do infortúnio" (leia a nota, na íntegra, abaixo).
O Corpo de Bombeiros informou que conseguiu avançar no combate ao incêndio ao instalar mangueiras em outro silo. A mudança permitiu o envio direto de água ao foco das chamas, que ainda estavam ativas até a última atualização.
De acordo com funcionários, o fogo começou de forma espontânea, por conta do armazenamento de soja, que gera gases e óleo, que são inflamáveis no contato com calor externo. Não há um laudo oficial.
A fumaça gerada pelo incêndio já alcança a cidade de Arroio Grande. De acordo com os bombeiros, a exposição à fumaça pode provocar irritação nos olhos e nas mucosas. Para pessoas com problemas respiratórios, os efeitos são ainda mais severos, com sintomas como tosse intensa e sensação de sufocamento.
Incêndio em fábrica de grãos em Arroio Grande, RS
Arte g1
Incêndio atinge silo de empresa de grãos em Arroio Grande
Incêndio atinge silo de empresa de grãos, em Arroio Grande
Divulgação / Corpo de Bombeiros de Arroio Grande
Nota da cooperativa
"A Cooperativa Agrícola Mista General Osório Ltda. – Cotribá, com 114 anos de constituição e desde então em apoio incondicional a atividade agropecuária do Rio Grande do Sul, após veiculações de imagens, post em redes sociais e matérias jornalísticas quanto ao incêndio no silo da Unidade de Arroio Grande/RS, BR 116, informa que o sinistro efetivamente ocorreu e que, face aos procedimentos prévios de segurança, não há qualquer incidente com colaboradores, prestadores de serviços ou servidores que atuaram durante o combate aos incêndios.
O evento está sob investigação, com equipe técnica da Cooperativa no local, desde o início do infortúnio. Ressalta-se que a Cotribá mantém o patrimônio segurado, tanto as estruturas físicas quanto os estoques de produtos depositados, e em que pese a tais procedimentos, os trâmites iniciais para o acionamento da seguradora já foram providenciados e a mesma já está atuando no caso.
A Cotribá reitera seu compromisso com os cooperados e clientes, principalmente neste momento de dificuldades que o agronegócio do Rio Grande do Sul está inserido, contando com o apoio dos seus mais de 9.000 associados e milhares de clientes, reiterando que todos os procedimentos necessários para resguardar os direitos da Cooperativa, até o momento, já foram adotados".
Confira imagens do combate às chamas no sábado
VÍDEOS: Tudo sobre o RS